quarta-feira, 20 de maio de 2009

MEU SUCESSO

Pregação dia 22/03/09 – Igreja Bíblica da Paz
Vila Guilherme – SP
Pr. Edson Rebustini
(visão e versão Cláudia Moura)


O Pr. Edson vêm falando há algumas semanas sobre DECISÕES QUE DETERMINAM MEU SUCESSO PESSOAL. Então ele abriu a pregação deste domingo rememorando alguns itens já estudados (pregados) por ele em domingos anteriores. Vamos lá:

1 - EU SOU RESPONSÁVEL PELA MINHA VIDA, EM COMO ELA ESTÁ HOJE, em todos os sentidos!
Aqui ele lembra que não adianta eu ficar culpando as pessoas pelos meus desabores, seja em qual área da vida for, não adianta eu ficar reclamando e chorando...eu tenho que fazer alguma coisa pra mudar HOJE! Ele deu como exemplo o cara que diz “ Poxa! Se meu pai tivesse me dado condição de estudar...td seria diferente...” VAI ESTUDAR AGORA!

2 – EU PRECISO SABER PARA ONDE ESTOU INDO E QUAL O PLANO QUE TENHO PRA CHEGAR LÁ.
Onde vc quer estar daqui a dez anos? Fazendo o que? Vivendo como? (espiritualmente, financeiramente, no casamento, no seu físico... tudo depende dos planos concretos que estou executando pra chegar lá).
Deu como exemplo a formiga: ela sabe que daqui há alguns dias, meses não haverá comida, então ela guarda...ela faz alguma coisa!

3 – EU PRECISO E VOU PROCURAR A SABEDORIA!
(o princípio da sabedoria é: adquire a sabedoria...)
Prov. 4:5-7 “Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará.
A sabedoria é a coisa principal; adquire , pois, a sabedoria;sim, com tudo o que possuis (em outra linguagem: com todas as tuas forças), adquire o conhecimento
.”

Aqui entendemos que ela não vem sozinha, eu preciso ir buscar. E vale a pena porque ela é mais preciosa que o ouro ou a prata, ou qualquer outro bem.

SABEDORIA é diferente de CONHECIMENTO.

Sabedoria é a habilidade de eu fazer escolhas certas.
Sabedoria é a habilidade de usar o conhecimento que obtive (através de estudos: cursos, faculdades, etc....)

FALTA de sabedoria leva a vida ao fracasso. O cara vive batendo a cara na parede...quebrando a cara por escolhas erradas.

Prov. 3:13 –18 “ Feliz é o homem que acha a sabedoria e adquire o conhecimento.
Porque ela melhor é do que a prata e mais valiosa que o ouro mais fino.
Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela.
Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra.
Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas
de paz.
É árvore da vida pra os que a seguram, e felizes são todos os que a retêm
.”


Prov. 9:10 – “ O temor do Senhor é p princípio da sabedoria...”
Quem teme ao Senhor se aparta do mal! – Vc, que teme, faz escolhas que Deus quer que você faça
."

Salmos 119: 97-101 – “ Oh! Como eu amo a tua lei! (tua palavra, a Bíblia) é a minha meditação em todo o dia!
Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. (os mandamentos, a palavra)
Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
Sou mais prudente do que os idosos, porque guardo os teus preceitos.
Desviei os meus pés de todo o caminho mau, para observar a tua palavra
.”
Aqui, no primeiro versículo, a tradução de “meditação” está ligada ao ato do animal de ruminar: mastigar, engolir, regogitar, mastigar de novo, engolir de novo... e ainda devemos atentar para o “ minha meditação em TODO O DIA”, não todo dia e sim o dia todo, o tempo todo, sem parar, sempre!!!
Do mau caminho desvio o meu pé...

Prov.1: 20 – 27 “ A sabedoria clama em alta voz pelas ruas.
Nas encruzilhadas, no meio do tumulto, clama; as entradas das portas e na cidade profere as suas palavras: (
se liga agora O QUE a sabedoria grita em alta voz por todos os lugares)
Até quando néscios (no sentido de burro mesmo!), amareis a necedade (tua burrice)? E Vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?
Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber minhas palavras.
Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção;
antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;
também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor.
Vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia
.”

- SE EU NÃO OUVIR A SABEDORIA EU TRAGO PROBLEMAS, ANGÚSTIAS E LÁGRIMAS PARA MIM E PARA OS QUE ESTÃO A MINHA VOLTA! -

Até qdo tolo vai continuar fazendo escolhas erradas? “ (vers. 22)

Se buscar, pedir a sabedoria Deus nos dá! (Prov. 2:3- 6) este aqui acho legal ler direto na bíblia que vc tem em mãos, até pq dá pra ler um pouco mais do que ele indicou...rs, e vi versões diferentes, tô com uma bíblia de linguagem mais carregada aqui comigo, tenho uma de linguagem jovem, bem legal tbem...vê como tá na sua...exercício!!! rs

E para eu e tornar uma pessoa sábia eu tenho 2 coisas a fazer:

1 – EU PRECISO ESCOLHER MELHOR COM QUEM ANDO.

Porque isto? Porque é inevitável que com a convivência eu fale como, eu passe a frequentar os mesmos lugares, a usar roupas semelhantes, etc. dos ”meus amigos”.

AS PESSOAS QUE EU ANDO PODEM ME LEVAR A DEUS OU ME AFASTAR DE DEUS!

Aí ele deu um exemplo: Você já notou que as mães na porta da penitenciária contam mais ou menos a mesma história? Os filhos foram bem criados, eram bons...mas as más companhias "fizeram ele ficar assim...e ele acabou aí..." (então puxo aqui pro meu dia-a-dia, vc sabe que dentre outras histórias entrevisto mães e filhos, né? Pois bem, é exatamente isto que ouço!)

- Um pouco de fermento leveda toda a massa
(estas frases que coloca assim não são minhas, tá? São do Pastor Edson, qdo. o parecer for meu deixarei bem claro, como acima)

Ele disse que em provérbios mesmo diz pra eu me APROXIMAR de pessoas que sejam exemplos pra minha vida.

Não adianta ter dinheiro e ser um fracasso em outras áreas, por exemplo.

ESCOLHA QUEM INFLUÊNCIA SUA VIDA! Seus pais? amigos? pessoas da escola, o pastor, irmão? Como eles te influenciam?
Com quem você abre seu coração? Partilha suas emoções?

Prov. 4:14-15 – “Não entres no caminho dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.
Evita-o; não passes por ele;desvia-te dele e passa longe
."

Vers.19 – “ O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam. “ (forte isto, não acha??? Relê!)
Salmos 73 – Fala do ímpio que sempre se dá bem e como o servo de Deus via aquilo tudo: “...Eis que são ímpios; e todavia, estão sempre em segurança, e se lhes aumentam as riquezas...” ai no vers. 17 diz - “ Até que entrei no santuário de Deus: então entendi o fim deles.” E a partir daí explica o que acontecerá com o ímpio (vale muito ler este 73 inteiro, te frases bem fortes)

Salmos 01:01 – “ FELIZ é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios (os não cristãos), nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (aquele que zomba, que ridiculariza, tira sarro).

COMO VOCÊ VAI DEIXAR QUE ALGUÉM QUE NÃO TEME A DEUS VENHA DAR CONSELHOS PRA A TUA VIDA???

Quando me associo com pessoas más eu começo a adquirir os seus costumes, linguajar, fazer as mesmas escolhas que elas fazem – que por várias vezes levam a destruição e morte.

Prov. 1 (de novo!) Escolha as coisas certas!

Eu devo me associar com pessoas que temem a Deus e fazem escolhas certas.

Salmos 92:07 – “ Brotam os ímpios como a erva, e florescem todos os que praticam a iniquidade, mas para serem destruídos para sempre.”

Ou seja, ainda que a vida do ímpio pareça bonitinha, legal, floresça, ele vai cair! Não terá o final que ele pensa que terá...

Eu preciso aprender a fazer as escolhas certas, escolher certo com quem ANDO!


2 – EU PRECISO CUIDAR DA MANEIRA COMO EU FALO.
Se eu quero ser sábio eu preciso controlar minha boca.


Em Tiago fala que uma palavra (brasinha) pode incendiar uma floresta.

É sábio o que guarda a sua boca.

Prov. 13: 03 – “ O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre seus lábios tem perturbação.” (guarda a alma ou se arruína)
Prov. 10:14 – “ Os sábios escondem a sabedoria; mas a boca do tolo é uma destruição.” (ruína eminente)

Prov. 18:07 – “ A boca do tolo é sua própria destruição, e os seus lábios um laço pra sua alma.” (sua boca o destrói)

Prov. 21:23 – “ O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma.”

A BOCA funciona para o mal de várias maneiras:
- Com mentiras;
- Bajulações;
- Insinuações;
- Qdo fala demais;
- Qdo fala da vida dos outros...

* MENTIRA
Prov. 4:24 – “ desvia de ti a falsidade da boca (em outra versão a tortuosidade)”. A MENTIRA! (desvia de ti!)

CRISTÃO NÃO FALA MENTIRA!

Cristão deve falar a verdade porque JESUS disse: “EU SOU A VERDADE!”

Ele falou aos fariseus que eles falavam mentira e que a mentira tem por pai ao diabo.

João 8:44 – “Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ...ele nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. “

Não tem mentira Justificada!

Saiba: Quando você está mentindo você está fazendo uma coisa ruim. DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ MINTA! (ele falou exatamente deste jeitinho!)

*BAJULAÇÃO
Prov. 29:05 – “ O homem que lisonjeia seu próximo, arma uma rede aos seus passos.” (arma ciladas)

(isto ele levou pro lado não de nós elogiarmos, bajularmos...alguém e sim de sermos bajulados e elogiados, etc.)
Ele disse que nós não devemos só dizer sim e achar lindo o que os outros fazem de errado e sim repreendermos com amor (é o que tenho feito com os que de alguma forma foram ou são importantes pra mim! rs)

*DIFAMAÇÃO
O difamador separa os melhores amigos.
Cuidado com o difamador! (se ele fala de outro pra vc vai falar de vc pra outros)
Conselho da Bíblia: NÃO OUÇA!

Prov. 18:08 – “ as palavras do linguageiro (falador) são como doces bocados; e elas descem ao íntimo do ventre.”
As palavras maldizentes são como mel ao ouvido de quem ouve. Ex.: Ah! Num sei se falo...- Fala! fala!

Prov. 11:13 – “ O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel encobre.”

Prov. 20:19 – “ O que anda maldizendo descobre segredo; pelo que com o que afaga com seus lábios não te entremetas.” (não se meta com quem muito abre os lábios – mexeriqueiro)

Se quer ser sábio: cuidado com quem fala demais!

Prov. 10:19 – “ Na multidão de palavras não falta a transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente.” (quem se contém é prudente)

Você já se viu numa situação que percebeu que falou demais? (aí ele pediu pra levantar a mão quem já...a igreja toda! )
Tudo começa com um comentário que você faz, aí o outro vai gostando e você vai falando...falando..aí quando vê já falou demais!

Ele repetiu:
São duas as atitudes para adquirir a sabedoria.
1 – ESCOLHER COM QUEM ANDO
2 – ESCOLHER FALAR MENOS


Se eu guardar a minha boca serei prudente.

Eu posso ganhar o mundo inteiro e perder a minha alma. – isto não é sabedoria!

Se você só pensar nesta vida você é tolo! (em qualquer sentido)

Mateus 16: 26 “ Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?”

EU PRECISO RECONHECER QUE SE DEUS TIRAR A MÃO NÃO ME RESTA NADA!

Mas se eu meditar na palavra eu serei mais prudente que os idosos.

Salmos 119: 97-101 – “ Oh! Como eu amo a tua lei! (tua palavra, a Bíblia) é a minha meditação em todo o dia!
Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo
. (os mandamentos, a palavra)
Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
Sou mais prudente do que os idosos, porque guardo os teus preceitos."

Deus/Jesus é a sabedoria e ter a mente do Senhor é fazer as escolhas que Deus quer que eu faça.

É tratar minha esposa como Deus quer que eu a trate, é tratar o dinheiro (que por acaso foi Ele quem me deu) como Deus quer que eu trate!...
E outra: se eu buscar a sabedoria Deus vai me dar dinheiro:

Prov. 3:13 –18 “ Feliz é o homem que acha a sabedoria e adquire o conhecimento.
Porque ela melhor é do que a prata e mais valiosa que o ouro mais fino.
Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela.
Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra
.”

Medita na palavra. Quem busca sabedoria encontra e ela é mais preciosa que prata ou ouro!

Ai o pastor deu mais um exemplo: Imagina você comprar uma casa, se mudar pra lá e um dia no sótão você encontrar uma caixa, dentro dela um bilhete que diz que embaixo da mangueira, que tem no meio do quintal, há um baú com um cheque de valor muito alto dentro, que você pode descontar a qualquer momento. O que você faria? (pense nisto...)

Se você quer ter êxito na sua vida, coloque na tua mente: EU VOU PROCURAR A SABEDORIA!

O tolo vive com: conflitos interiores, decisões tolas que arruínam vidas...

Você, buscando a sabedoria, VAI SER ABENÇOADO, VAI PROSPERAR, VAI SER REALIZADO, VAI SER FELIZ!

Seja sábio, não só crente!

Faça de todos os seus dias domingos!!!! Entendeu, né???

É isto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário